Em 2009, O Independente monta seu primeiro grupo de guerreiros, mesclando jogadores experientes e jovens atletas, a expectativa era fazer uma boa campanha já no primeiro ano.
Nossos primeiros Guerreiros Foram os seguintes:
Goleiros: Tuti, Andrei ( Fabiano - este foi substituído por problemas de saúde)
Laterais: Edy Max, Fernando e Jacson
Zagueiros: André, Regi, Castanha,Thiago.
Volantes: Alexandre, Aço, Diego, Paulinho, Marcelo.
Meias: Cinei, Bruno, Faisca, Regi Neguinho.
Atacantes:Fabricio, Luis, Sandro, Betinho.
O União Independente caiu na chave G juntamente com Automatizze, Vila Real, Adhemar Garcia, Serbi e Authentic.
Nosso time logo no inicio chamou a atenção de todos, muitos boatos surgiram de que o clube bancava os atletas, entre outros aspectos que mesmo sem querer o Independente tornou-se o clube a ser batido no copão de 2009, ofuscando até mesmo o atual campeão do Copão que sempre é o time perseguido.
Em nossa estréia uma goleada de 5 a 0 sobre o Automatizze já chamava a atenção de todos, na segunda rodada mais uma goleada por 4 a 1 diante do Vila Real, na terceira rodada conhecemos o sabor amargo da derrota, perdemos por 2 a 1 para o Adhemar Garcia. Na quarta Rodada o Independente conquista no Itinga a classificação após uma vitória sobre a Serbi por 2 a 0. Na quinta e última rodada começou um dos confrontos mais equilibrados até hoje na história do clube uma vitória de 3 a 0 sobre a tradicional equipe da Authentic.
A segunda Fase veio e caímos no grupo do Preto Sem Preconceito e do Porto: No jogo contra o Preto Sem preconceito uma vitória por 3 a 0 encaminhou o Independente para a fase de mata-mata, no segundo jogo em uma partida nervosa o Independente vence o Porto por 2 a 0 e se classifica para a as oitavas de final.
Nas oitavas de final sentimos o gosto amargo e prematuro de uma eliminação contra novamente o Adhemar Garcia por 2 a 1, clube este que até hoje foi o único que conseguiu vencer o Independente por duas vezes, até porque até hoje o Independente tem apenas 3 derrotas na história do copão.
O ano de 2009 assim se encerrou, não era como gostaríamos tínhamos um time para ir mais adiante, mas o futebol nos castigou nos últimos minutos do jogo, mas foi ano bom por ser o primeiro, o resultado da derrota de 2009 veio no ano seguinte.
Campanha de 2009
8 jogos, 6 vitórias e 2 derrotas, 75 % de Aproveitamento, 22 gols pró e 4 contra, 9° no copão.
Mas isto iremos contar amanhã.
União Independente - Muito mais que um clube em 5 anos formamos uma grande Família